Export
Contents
Export
É inútil adquirir, alinhar e converter dados se esta informação não pode ser enviada para outros softwares. As funções de exportação podem ser usadas para criar arquivos que podem ser importados em outros softwares.
OpticalRevEng Dental oferece 2 tipos diferentes de exportação: Manual e Automático. Exportações manuais podem ser usadas a qualquer hora e em qualquer tipo de projeto; Exportações automáticas são específicos de um projeto. As funções da exportação automática podem ser configuradas na Opções de diálogo
Formatos
OpticalRevEng Dental suporta os seguintes formatos:
- Aquisições
- 'Scan' : esta função de exportação irá criar um arquivo (.cri) para cada imagem 3D tomada pelo scanner, e um arquivo adicional (.scan) com uma descrição de dados. Ele pode ser usado apenas por OpticalRevEng Dental e todos os arquivos precisam ser mantidos juntos.
- 'ZScan' : esta função de exportação guarda a mesma informação que a função de exportação de escaneamento, mas comprimindo tudo em um único arquivo.
- Malhas
- 'STL ASCII/Binary' : o formato de arquivo STL é o mais utilizado. A maior parte do software 3D pode ler / salvar arquivos STL. Ele não salva todas as informações dos objetos 3D. Cores e a conexão entre cada única face não sao salvados, portanto dois softwares diferentes podem ler o mesmo arquivo STL e mostrar resultados diferentes.
- 'OFF ASCII/Binary' : o formato OFF é um formato de arquivo muito simples, conforme descrito aqui [OFF Format]. Ele mantém mais informações do que o formato STL, mas a versão binária pode não ser lida por todos os softwares.
- 'PLY ASCII/Binary' :o formato PLY, como o formato de OFF, pode conter mais informações sobre os dados 3D, mas não é tão bem suportado por outros softwares.
- 'OBJ' : O formato OBJ é de apenas ASCII, ele pode manter o número da maioria das informaton sobre os dados 3D, até mesmo a cor, e é compatível com a maior parte dos softwares.
Se for necessário o máximo de compatibilidade, o melhor formato para se usar é o STL. Se o objectivo for manter os dados em 3D mais precisos, o formato OBJ é o melhor.
Export Manual
Há duas maneiras de salvar as Aquisições e as Malhas em disco.
Exportação objeto único
Para exportar um único elemento do projeto:
- Clique no botão direito do mouse sobre o elemento no Projeto Arvore
- Selecione Export.. a partir do Contexto Menu
- Na caixa de diálogo que aparecerá, selecione onde deseja salvar o arquivo, o nome e o formato dos dados.
Exportação de Múltiplos Objetos
Para exportar mais de um elemento do projeto no mesmo arquivo:
- Selecione a partir da árvore do projeto todos os dados que devem ser exportados juntos
- A partir da Menu Arquivo , selecione a funçãoExport Visível
- Na caixa de diálogo que aparecerá, selecione onde deseja salvar o arquivo, o nome e o formato para os dados.
Exportação Automática
Para usar a função de exportação automática, clique no botão Exportar para CAD "botão" na Principal Barra de Ferramentas. O software, então, vai exportar todos os dados do projeto, de acordo com o projeto atual.
Projeto de Prótese
Ao iniciar o Exportão de Prótese , o software vai primeiramente verificar se todas as malhas estão prontas para serem exportadas e todos os implantes foram alinhados para a biblioteca de implantes. Em seguida, ele irá procurar por uma pasta de exportação e um nome de base de exportação:
- Se o projeto foi criado por Exocad, a pasta de exportação será aquela criada pelo Exocad Dental DB e o nome será o nome do projeto Exocad
- Se o projeto tiver sido criado manualmente pelo usuário, o software irá mostrar uma caixa de diálogo para escolher para onde exportar e o nome de exportação será o mesmo que o nome da pasta
Em seguida, o sistema irá exportar todas as superfícies como malhas e, se estiver trabalhando com Exocad, a posição dos implantes no formato .implant Pos . </ br> Para permitir Exocad e outros sistemas CAD reconhecer as superfícies exportados, todos os arquivos seguirão o mesmo esquema de nome:
[Nome Projeto]-[Nome Object]-[Atributo Objeto].[Formato Arquivo]
Assim, por exemplo:
Projeto: ponte de 3 elementos sobre 2 implantes na arcada superior com gengiva e antagonista separados Nome do Projeto : 2099-13-32-0001-002 Arquivos: 2099-13-32-0001-002-arcadasuperior.stl 2099-13-32-0001-002-15.implantePos 2099-13-32-0001-002-17.implantePos 2099-13-32-0001-002-arcadasuperior-gengiva.stl 2099-13-32-0001-002-acadainferior.stl
Projetos de Ortodontia/PPR/Moldagem
Para outros tipos de projeto, a exportação é mais fácil porque há apenas 2 arquivos para exportar, um para cada arcada. Escolha na Opções onde e como exportar os dados para cada tipo de projeto. É possível escolher:
- Uma pasta de exportação: selecionar uma pasta de exportação, todos os arquivos exportados serão automaticamente salvos na pasta escolhida; se não, o software vai exportar os dados na pasta do projeto de digitalização
- Um formato de nome de arquivo: escolhe a forma como o software irá criar o nome dos arquivos usando os dados no arquivo de projeto.
Final transformation
While working with 3D Objects, it's necessary to give some spacial references. The scanner system uses the following references:
- Z Axis -> Occlusion Direction (From Lower To Upper)
- X Axis -> Coronal Direction (From Left To Right)
- Y Axis -> Sagittal Direction (From Back To Front)
Other software may use different references. To better integrate data with other systems we provide, in the Options, a Final Transformation, a movement that will be applied to all the project data together, just before the export. Therefore, it is possible to adapt the spacial references to the chosen CAD system, without changing the way OpticalRevEng Dental software works.
For example, to work with orthodontic software that need the occlusion axis to be the Y Axis: in the Orthodontic Options page select Occlusion On Y